LIVRO DE RUTE

O Livro de Rute é um dos livros de natureza histórica que integram as Escrituras Sagradas, mais exatamente o Antigo Testamento. Ele é composto por quatro capítulos, nos quais se desdobra um enredo que se passa na era dos Juízes de Israel. Este período transcorre de 1210 a.C. a 1030 a.C.

Nesta época, ainda não localizada precisamente pelos historiadores, mas provavelmente, de acordo com o historiador hebreu Josefo, a mesma vivida pelo sacerdote Eli, herdeiro de Sansão, a inconstância espiritual predominava. Rute, a protagonista da história, era proveniente de Moabe, território hoje conhecido como Jordânia.

O Livro de Rute revela como ela se transformou em um dos antepassados de Davi através da união com um familiar de seu ex-marido, já falecido. Ela escolhe permanecer ao lado da sogra Noemi, que volta para Israel. Nesta nação ela começa a trabalhar para Boaz, coletando cereais em suas terras. Depois de algum tempo eles contraem matrimônio e concebem Obed, avô de Davi.

O nome Rute tem o sentido de ‘amizade’, expressão que realmente explica o vínculo estabelecido entre as duas mulheres, sogra e nora. Neste livro revela-se o papel de Deus na existência destas corajosas figuras femininas, que procuram sobreviver em tempos difíceis, marcados pela penúria e pela fome.

Boaz abriga Rute, mesmo sabendo que ela é forasteira, ao tomar conhecimento de tudo que a jovem havia feito pela sogra, e não era pouco, nessa época, abandonar o lar e ir morar com uma comunidade estranha. O casamento ocorre quando o ancestral de Davi adquire todos os bens familiares de Noemi, que, ao partir para Moabe, havia contrariado a vontade divina; assim, já tinha perdido o marido e seus dois filhos, Malom, o cônjuge de Rute, e Quiliom.

Somente Rute aceitou partir com a sogra de volta a sua terra natal, mas o Pai olhou por ela quando lhe deu a oportunidade de se unir a Boaz, neste caso seu ‘resgatador’. Ao aceitar seguir Noemi, ela não só adota sua família, mas também seu Deus. E assim ela ingressa na genealogia de Davi, o corajoso rei que derrota Golias, o filisteu; de sua linhagem nasce Jesus.

A História de Rute transcorre ao longo de onze anos. As convenções hebraicas estabelecem que Samuel foi o autor deste livro; aliás, ele teria sido o responsável pela unção de Davi. Como a narrativa é encerrada com a genealogia deste personagem, crê-se que é bem possível que tenha sido mesmo o profeta bíblico o criador deste enredo.

O Evangelho de Mateus, no capítulo 1, versículo 5, comprova a presença de Rute como ancestral feminina de Jesus Cristo ao inserir seu nome, o de Boaz e o do filho de ambos, Obed, na genealogia do Messias. Fica clara também, na História de Rute, a participação de Jeová na escolha de cada ancestral do Filho de Deus. Portanto, Rute, apesar de ser estrangeira, não teria sido casualmente selecionada por Ele.

RUTE
 

 

 

doacao
 


Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8